O GRISUL (Grupo de Relações Internacionais e Sul Global) da UNIRIO convida para o lançamento da cartilha:
PACHA: DEFENDENDO A TERRA.
Extrativismo, conflitos e alternativas na América Latina e no Caribe
O que é o extrativismo? Por que América Latina e Caribe é a região mais perigosa do mundo para defensoras/es da terra, líderes e ativistas meio ambientais? Quais são os impactos do extrativismo sobre comunidades de atingidos, mulheres, indígenas e afrodescendentes? Como elas/es se posicionam perante este processo e quais são suas lutas e reivindicações? Que papel desempenham no extrativismo os Estados, as empresas multinacionais e outros atores? Existem alternativas ao extrativismo?
Estas são algumas das perguntas que “Pacha: defendendo a terra. Extrativismo, conflitos e alternativas na América Latina e no Caribe” tenta responder.
Visibilizando o protagonismo das comunidades atingidas pelo extrativismo, queremos também mostrar a multiplicação de alternativas ao desenvolvimento que geram diversas estratégias pela defesa da terra e as formas de vida tradicionais, assim como a criação de novos paradigmas como o Bom Viver, derivados dos saberes e perspectivas dos povos da região.
PROGRAMA
14H: CONFERÊNCIA: GEOPOLÍTICA DO PODER E DAS RESISTÊNCIAS
Breno Bringel (IESP-UERJ)
15H: LANÇAMENTO “PACHA: DEFENDENDO A TERRA”
Enara Echart (Coord.), Bruna Aguiar, Diego Chagas, Henrique Correia, Larissa Coelho, Liara Bambirra e Seimour Souza (GRISUL)
16H: MESA DE EXPERIÊNCIAS
Juanita Cuéllar. Colombian@s por la Paz
Marina Praça. Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS)
Martin Scarpacci. IPPUR/UFRJ
Marcelo Aranda. GEASUR/UNIRIO
Debatedora: Maria Villarreal (GRISUL)
LOCAL:
Auditório. Escola de Ciência Política. UNIRIO
Rua Voluntários da Pátria, 107 Botafogo
SERÃO EMITIDOS CERTIFICADOS!