23 de outubro de 2018

A eleição no mundo – Monitor 4: 27/09 a 10/10

Equipe LABMUNDO, NEAAPE e OPSA

Na África do Sul, o jornal Citizen comentou o resultado do primeiro turno das eleições brasileiras e ressaltou o clima polarizado da disputa presidencial. Além disso, a matéria destacou os desafios que cada um dos candidatos, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), terá no segundo turno para garantir a vitória1.

Na Argentina, a definição da disputa eleitoral entre Bolsonaro e Haddad também foi o principal tema de repercussão na imprensa, destacando-se a ampla vantagem de votos obtida pelo primeiro. Um segundo destaque foi dado aos rumos das candidaturas no segundo turno. Haddad buscaria dialogar com diversos setores da sociedade e costurar alianças com partidos do campo da esquerda com vistas a ampliá-las em direção a partidos do centro. Já Bolsonaro teria se aproximado do mercado financeiro ao anunciar que parte de sua equipe ministerial seria formada principalmente por empresários e banqueiros caso seja eleito2.

Na Bolívia, o jornal El Deber noticiou os protestos ocorridos em diversas cidades brasileiras, no dia 29 de setembro, contra Bolsonaro, descrito como “um ato liderado por mulheres sem vinculação a nenhum partido específico”3 e convocado contra o avanço do machismo, da misoginia, do racismo e da homofobia4. No jornal também constaram notícias relacionadas à autorização de Sérgio Moro à publicização das acusações contra Lula na delação de Antônio Palocci5 e sobre a derrota de Dilma nas eleições para o Senado por Minas Gerais6. Sobre o primeiro turno, constaram nas notícias a saída de Bolsonaro do hospital após receber alta7, o crescimento da rejeição a Haddad8, as acusações de Bolsonaro de que o PT teria comandado “o maior esquema de corrupção do mundo”9, as críticas de Bolsonaro às visitas que Haddad faz a Curitiba para consultar Lula10 e a crescente polarização política no país11. Sobre a eleição do dia 7, El Deber publicou um texto explicando por que a maior democracia da América Latina vivia seu momento mais delicado, com referências à “nostalgia” de Bolsonaro com relação à ditadura militar12, algumas notícias relatando mais denúncias de mais de 600 crimes eleitorais durante o dia13, alguns conflitos com comunidades indígenas no Mato Grosso14, além de constar um perfil de Bolsonaro como “Trump brasileiro”15 e de Haddad como aquele que tem “a missão de ser o Lula em dobro”16. Após noticiar os resultados do primeiro turno17, o jornal divulgou o que chamou de “tsunami político” causado pelo acelerado crescimento de Bolsonaro e as manifestações de Haddad na busca por uma coalizão para enfrentar seu adversário18. El Deber mencionou, também, as denúncias de diversos casos de violência política durante a campanha, com destaque para o assassinato do mestre de capoeira Moa do Katendê, na Bahia19, e como, nos últimos dias, o tom de ambos candidatos se elevou, com Bolsonaro falando no risco que uma eleição de Haddad traria de o Brasil virar a Venezuela, enquanto o petista coloca o candidato do PSL como uma ameaça à democracia20. Também repercutiu no jornal a declaração da candidata a deputada federal Carla Zambelli, do PSL, demonstrando preocupação com a democracia na Bolívia e ajudando a convocar para os atos contra o governo de Evo Morales deste mês21 e as manifestações de Sebastián Piñera, presidente chileno, saudando Bolsonaro22. Por fim, o jornal relembrou uma polêmica entrevista que a atriz estadunidense Ellen Page fez com Bolsonaro em 2016, na qual o candidato emitiu declarações homofóbicas23, e destacou como o candidato está tentando buscar votos da comunidade LGBT apesar de sua postura homofóbica, machista e racista24.

A mídia do Chile noticiou amplamente as eleições, em especial o resultado do primeiro turno. Houve destaque também para o protesto anti-Bolsonaro realizado no dia 29 de setembro, que resultou na maior mobilização de mulheres na história do Brasil. Com o slogan “Ele Não”, o movimento teria mostrado a insatisfação feminina com as declarações machistas e as propostas de desvalorização da força de trabalho da mulher. No dia 8 de outubro, ganharam destaque declarações polêmicas do passado de Bolsonaro, que foi caracterizado de “nostálgico da ditadura militar”, racista e misógino. Segundo analistas chilenos, seus altos níveis de rejeição podem ser decisivos no segundo turno das eleições, embora ressaltem que, em meio à dura polarização que o Brasil vive, a mesma circunstância tende a ocorrer com Haddad. Em 10 de outubro, a mídia destacou as declarações do presidente Sebastián Piñera, quem, a respeito de Bolsonaro, comentou que sentiu “orgulho legítimo porque Bolsonaro falou em seguir o modelo chileno e usar a transparência na luta contra a corrupção”25.

Na China, muitas matérias foram publicadas sobre as eleições brasileiras, antecipando principalmente as expectativas para o primeiro turno. Diversas publicações lançaram matérias sobre resultados de pesquisas eleitorais para presidente26, além de cobrirem o dia do pleito27 e os resultados do primeiro turno, inclusive para o Legislativo28. Ainda houve matérias que destacaram a saída de Bolsonaro do hospital29, o pedido do presidente Michel Temer para maior tolerância durante as eleições30 e as declarações dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso que ressaltaram a importância do pleito de 201831.

Na Colômbia, o El Tiempo, principal jornal em circulação, fez uma ampla cobertura da eleição. Noticiou a manifestação liderada pelas mulheres, em 29 de setembro, contra Bolsonaro32; o fracasso de Haddad em herdar todas as intenções de voto de Lula33; o envio inédito de uma missão de observação de eleição da OEA a um país da América do Sul34; o resultado do primeiro turno35; uma entrevista feita com Haddad quando era prefeito de São Paulo, em 2015, sobre sua biografia e a gestão que fazia na cidade36; um conjunto de declarações de Bolsonaro em favor de tortura, estupro, racismo, homofobia, pena de morte e suspeição da eleição caso não a vença37; o apoio dado a ele por igrejas evangélicas38; e sua declaração recente de que a Amazônia deve ser explorada em aliança com outros países39. Além de notícias, publicou três análises: Sara Tufano explicou a falta de apoio de Bolsonaro entre mulheres40; Enrique Santos Molano afirmou que a democracia corre risco no Brasil com Bolsonaro, que classifica como um político de extrema-direita ancorado em fanatismo religioso e fuzis41; e, em editorial, o jornal afirmou que o candidato extremista soube capitalizar os sentimentos de descontentamento e frustração da população com as crises política e econômica do país, de modo semelhante ao ocorrido em outras partes do mundo nos últimos anos42. Por fim, o El Tiempo publicou uma charge em que Bolsonaro aparece dizendo: “Não é possível que estejam me comparando com Trump… Quando me pareço mais com Rodrigo Duterte”43.

A mídia do Equador acompanhou atentamente o desenrolar dos últimos momentos do primeiro turno das eleições brasileiras, noticiando o crescimento de Bolsonaro, sobretudo após o atentado sofrido, bem como o de Haddad, que beneficiou-se com a transferência de parte das intenções de voto do ex-presidente Lula. Segundo a imprensa equatoriana, 958 brasileiros residentes no Equador foram às urnas no primeiro turno44. Também houve cobertura das manifestações ocorridas em diversas cidades no Brasil, protagonizadas por movimentos de mulheres, contra a candidatura de Bolsonaro. Os jornais destacaram a polarização existente entre ambas as candidaturas, no tocante ao direcionamento ideológico de seus programas de governo: enquanto Haddad defenderia um programa progressista no campo social e intervencionista na esfera econômica, Bolsonaro defenderia medidas conservadores no que tange aos costumes e ultraliberal no domínio econômico45. Também houve destaque ao alto índice de rejeição a ambos os candidatos46, à alta fragmentação partidária ocorrida no Congresso após o primeiro turno, à perda de espaço de políticos “tradicionais” comparativamente a novas figuras políticas47 e ao crescimento da presença de militares no Congresso, que duplicou devido ao “efeito Bolsonaro”48. Por conta de sua retórica polêmica e agressiva, Bolsonaro foi comparado a Trump, recebendo a alcunha de “Trump brasileiro”49. O jornal ainda noticiou o baixo desempenho eleitoral da ex-presidenta Dilma Rousseff50. Por fim, houve repercussão da crítica feita pelo cantor Roger Waters a Bolsonaro, que o chamou de fascista durante show em São Paulo no dia 9 de outubro51.

Na Espanha, o jornal El País fez uma extensa cobertura da última semana antes do primeiro turno, seus resultados e o início do segundo turno. Grande parte das matérias girou em torno de Bolsonaro, a quem o periódico adota uma posição bastante crítica. Apresenta-o como uma ameaça de ultra-direita52 e destaca: seu crescimento nas pesquisas a poucos dias do primeiro turno53; o apoio recebido dos evangélicos54; o perfil e as motivações de seu eleitorado55; como sua campanha é amplamente baseada em uma máquina de fake news56 e o papel do Whatsapp em disseminá-las57; o apoio que recebe do mercado através de sinais da Bolsa de Valores58 e a resposta positiva do mercado ao resultado do primeiro turno59; sua ausência no último debate antes do primeiro turno e a entrevista concedida paralelamente em outro canal de televisão60; a preferência que tem de uma elite brasileira que opta por um candidato do tipo “macho alfa”61; a larga vitória que logrou alcançar no primeiro turno62 e como isso dá força para o avanço da ultra-direita no mundo63; seu aceno ao centro com a moderação do discurso64; e as lições tiradas da postura autoritária e anti-establishment que impulsionou sua candidatura65.Outras matérias publicadas sobre as eleições foram sobre: o proeminente papel dos setores militares nesta eleição66; a crise econômica que o Brasil vive antes da chegada do novo presidente67; uma análise do resultado das eleições e da evolução do voto no estados nas cinco últimas votações68; o perfil fraturado do Congresso eleito69; a necessidade de Haddad se voltar para o centro70 e seu respaldo entre o eleitorado mais pobre do Nordeste71; as manifestações organizadas por mulheres contra Bolsonaro72, a abrangência dessa oposição na internet73 e a importância dessas mobilizações para o movimento feminista74; uma coluna do jornalista argentino Carlos Pagni, que defende que essa é a eleição em que se enfrentam “rechaços” e não projetos de governo75; uma entrevista com o jornalista brasileiro Ricardo Boechat em que este afirma que o Brasil não está à beira do colapso e que a tensão da campanha será superada no próximo ano76; outra entrevista com a historiadora brasileira Lilia Schwarcz, em que ela analisa o “fenômeno Bolsonaro” e a necessidade dos brasileiros reconciliarem-se com sua própria história77; uma coluna de Juan Jesús Aznarez, jornalista do periódico, sobre Bolsonaro tratar-se de uma solução “liberticida”, significando o retorno das perseguições políticas da ditadura78; uma coluna da jornalista brasileira Eliane Brum sobre “como resistir em tempos brutos”79; e uma carta aberta do sociológico espanhol Manuel Castells “aos intelectuais do mundo” contra Bolsonaro80. Por fim, publicou um editorial que trata a disputa no segundo turno não como uma disputa entre partidos, mas uma escolha entre democracia ou não81.

Na Índia, o jornal indiano Times of India publicou, em 8 de outubro, os resultados do primeiro turno e fez apontamentos de como será o segundo. A notícia afirma que a eleição foi bastante polarizada e marcada por peculiaridades, como o impedimento de Lula e o atentado contra Bolsonaro. A matéria destaca também a vitória parlamentar do Partido Social Liberal, de Bolsonaro, e o uso habilidoso das redes sociais, mesmo com poucos recursos financeiros e alianças políticas tradicionais. De outra parte, relata que a candidatura de Haddad agora se coloca como defensora da democracia diante das propostas de Bolsonaro e de sua defesa da ditadura militar. O texto também traz a análise de que ambos os candidatos precisarão mover-se ao centro do espectro político para conquistar a maioria dos votos82.

O resultado do primeiro turno foi um dos principais temas destacados pela mídia no México. O foco incidiu sobre o perfil e as propostas de Bolsonaro e o que a sua eventual eleição pode representar para o Brasil e os demais países da região. No editorial do jornal El Universal, assinado por Ciro Murayama, afirma-se que o Brasil está entrando em um “beco escuro” e que o triunfo do candidato do PSL expressa um amplo respaldo a quem faz da anti-política seu atrativo, tece elogios à ditadura e se destaca por sua misoginia, homofobia e racismo. Em outro trecho, Murayama argumenta que o sentimento antidemocrático no Brasil se manifesta em um ódio irracional que se apodera inclusive daqueles que são vítimas potenciais da exclusão e ultraje do candidato em que votam. Murayama encerra seu texto asseverando que o “voto no Bolsonaro é alerta de um tusnami”. Em outro editorial do mesmo jornal, dessa vez com a assinatura de Javier Tejado Dondé, alerta-se para as lições que podem ser apreendidas pelo partido mexicano de esquerda MORENA com as eleições presidenciais brasileiras, sobretudo no que diz respeito ao uso bem sucedido das redes sociais e demais meios não tradicionais de comunicação na campanha eleitoral.83

No início do período, o jornal La Nación, do Paraguai, assinalou o crescimento do Bolsonaro nas pesquisas eleitorais e destacou as manifestações populares contra ele84. O jornal reportou os resultados do primeiro turno e o perfil dos dois candidatos ganhadores, dando destaque às declarações polêmicas de Bolsonaro sobre as armas, a oposição, as mulheres e outros temas. Sobre Haddad, o jornal sublinhou que ele precisa se aproximar do centro para ter chances de ganhar85. La Nación publicou ainda uma reportagem sobre a importância das eleições no Brasil para o Paraguai na visão de analistas do país, que divergem sobre se a relação bilateral ficaria mais complicada ou não com a vitória de Bolsonaro86. Por fim, o jornal replicou uma análise na qual o candidato do PSL é comparado a Trump, pois ambos representariam um rechaço popular ao establishment; teriam uma retórica polêmica e, por vezes, agressiva; seriam acusados de serem misóginos, racistas e inimigos da imprensa tradicional; e saberiam aproveitar bem as redes sociais para se comunicar87.

Em editorial no El Comercio, jornal do Peru, Gisela López Lenci avaliou que o descontentamento popular com a corrupção no sistema político brasileiro, os problemas de segurança pública e as taxas de desemprego produziram um eleitorado explosivo e radical que canalizou sua frustração votando em um candidato admirador da ditadura militar e contrário a LGBTs, população negra e mulheres. Porém, segundo a analista, foi a ausência de Lula na disputa eleitoral que permitiu a ascensão de Bolsonaro nas intenções de voto. Em outro editorial, de autoria da própria redação do jornal, o El Comercio apontou para os riscos que a Amazônia corre com a eventual eleição de Bolsonaro, dadas as suas propostas polêmicas para o meio ambiente, como a diminuição das multas aos agricultores brasileiros que violem as leis ambientais bem como a junção dos Ministérios de Agricultura e Meio Ambiente em um só ministério. Por fim, o estilo pessoal e as táticas de campanha de Bolsonaro foram equiparados com Trump, apesar de ambos os políticos terem trajetórias de vida totalmente distintas.88

Em Portugal, teve grande repercussão no jornal Diário de Notícias o resultado do primeiro turno. O jornal português citou a força eleitoral de Bolsonaro nas redes sociais, especialmente no WhatsApp, e destacou o sucesso de candidatos ao governo estadual e ao senado que vincularam suas candidaturas ao do presidenciável do PSL na reta final da campanha89. Além disso, o jornal divulgou uma notícia sobre hackers russos que tentariam interferir nas eleições do Brasil, segundo a empresa de cibersegurança FireEye, que costuma trabalhar em conjunto com o governo dos Estados Unidos contra ameaças externas ao país norte-americano90.

A cobertura da imprensa da Rússia girou em torno do resultado do primeiro turno e da liderança obtida por Bolsonaro e Haddad91. O jornal Russia Today fez uma matéria destacando as similaridades entre Bolsonaro e Trump, classificando o capitão da reserva como um “Trump dos Trópicos”92. Noticiou ainda o crescimento vertiginoso do candidato ao governo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC/RJ), beneficiado pelo apoio de Bolsonaro93.

No Uruguai, houve destaque à vantagem obtida por Bolsonaro sobre Haddad no primeiro turno e a uma primeira pesquisa eleitoral divulgada pela revista Veja, que mostrou uma diferença de oito pontos entre os candidatos. Além disso, noticiou-se que a eleição provocou uma renovação do Congresso, que se tornou mais fragmentado que o atual. Por fim, a imprensa ressaltou a repercussão que o resultado do primeiro turno teve no Uruguai. Para a vice-presidenta Lucia Topolansky, o resultado foi “quase uma desgraça”. Ela disse que “há uma tendência conservadora na região, quase um retorno à ditadura”. A ministra do Turismo, Liliam Kechichian, afirmou que a vitória de Bolsonaro no primeiro turno significa “o pior disfarçado de antissistema” e que há “três semanas para defender a democracia e a liberdade”. O ministro de Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa, disse esperar que as pesquisas de intenção de voto estejam erradas. Já o ex-presidente José Mujica falou que uma vitória de Bolsonaro é perigosa para a região e para o Brasil. Por fim, o Partido Socialista uruguaio emitiu uma nota em que expressou sua “profunda preocupação com a situação alarmante do Brasil” e assinalou que “o espaço político para o diálogo e o entendimento tem sido restringido por uma atmosfera de intolerância, ódio e ameaças”.94

Na Venezuela, o jornal El Nacional noticiou o segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. No dia 9 de outubro, uma matéria intitulada ¿Qué impacto tendría en Latinoamérica el triunfo de Jair Bolsonaro?95 trouxe interpretações de estudiosos sobre o significado de uma vitória de Bolsonaro, tida como mais provável. O impacto apontado seria o de maior isolamento da Venezuela de Nicolás Maduro, reforçado pelo governo direitista de Iván Duque, na Colômbia. O texto também elenca o tumultuado tabuleiro geopolítico do continente latino-americano e a dificuldade de se encontrar um padrão para o futuro da região, visto que no México ocorre a ascensão da esquerda, enquanto a direita governa uma série de outros países, embora já apresente sérios sinais de desgaste na Argentina, onde o governo Macri enfrenta uma crise econômica.

Não houve repercussão da eleição na Guiana e no Suriname.

2 CLARÍN. Balotaje en Brasil: según un sondeo Bolsonaro obtendría el 58% de votos válidos y Haddad el 42%, 10/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/balotaje-brasil-sondeo-da-58-votos-validos-bolsonaro-42-haddad_0_9ntXT5bbi.html. CLARÍN. El candidato ultraderechista Bolsonaro revela parte de su gabinete y ya se muestra como el nuevo presidente de Brasil, 09/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/bolsonaro-revela-parte-gabinete-muestra-nuevo-presidente-brasil_0_Eo7rgO5ze.html. CLARÍN. Brasil: Fernando Haddad se muestra optmista pero su alianza com otros partidos es estrecha, 10/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/brasil-fernando-haddad-muestra-optimista-alianza-partidos-estrecha_0_h2M9kil6d.html. CLARÍN. Bolsonaro y Haddad buscan armar alianzas y definen sus planes para el balotaje, 08/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/bolsonaro-haddad-buscan-armar-alianzas-definen-planes-balotaje_0_rrFpSSo3F.html. CLARÍN. Jair Bolsonaro arrasa en Brasil y queda con amplia ventaja para el balotaje con Fernando Haddad, 07/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/jair-bolsonaro-arrasa-brasil-queda-amplia-ventaja-balotaje-fernando-haddad_0_2qnsqt2TS.html.

3 EL DEBER. Brasil: mujeres van contra el candidato Jair Bolsonaro. Publicado em: 27/9/2018. Acesso em: outubro/ 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Brasil-mujeres-van-contra-el-candidato-Jair-Bolsonaro-20180926-9629.html.
4 EL DEBER. Protesta masiva #EleNao recorre Brasil contra Bolsonaro. Publicado em: 29/9/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Protesta-masiva-EleNao-recorre-Brasil-contra-Bolsonaro-20180929-0044.html.
5 EL DEBER. Juez Moro autoriza difusión de acusaciones de exministro contra Lula. Publicado em: 1/10/2018. Acesso em: outubro 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Autorizan-difusion-de-acusaciones-contra-Lula-20181001-9608.html.
6 EL DEBER. La expresidenta Dilma Rousseff pierde la elección para el Senado brasileño. Publicado em: 7/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/La-expresidenta-Dilma-Rousseff-pierde-la-eleccion-para-el-Senado-brasileno–20181007-9500.html.
7 EL DEBER. Candidato ultraderechista Bolsonaro sale del hospital en Brasil. Publicado em: 29/9/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Candidato-ultraderechista-Bolsonaro-sale-del-hospital-en-Brasil–20180929-0020.html.
8 EL DEBER. Elecciones en Brasil: el rechazo a Haddad sube y Bolsonaro crece. Publicado em: 2/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Elecciones-en-Brasil-el-rechazo-a-Haddad-sube-y-Bolsonaro-crece-20181002-8566.html.
9 EL DEBER. Bolsonaro acusa a Lula de implantar “el mayor programa de corrupción del mundo”. Publicado em: 4/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Acusan-a-Lula-de-implantar-mayor-corrupcion-en-Brasil—20181004-9057.html.
10 EL DEBER. Bolsonaro insiste en que Brasil no merece ser gobernado desde la cárcel. Publicado em: 5/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Bolsonaro-insiste-en-que-Brasil-no-merece-ser-gobernado-desde-la-carcel-20181005-9138.html.
11 EL DEBER. Bolsonaro y Haddad refuerzan polarización en Brasil en vísperas de elecciones. Publicado em: 6/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Candidatos-refuerzan-polarizacion-en-Brasil-en-visperas-de-elecciones–20181006-9415.html.
12 EL DEBER. Elecciones en Brasil: por qué la mayor democracia de América Latina está en su momento más delicado en décadas. Publicado em: 7/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bbc/Elecciones-en-Brasil-por-que-la-mayor-democracia-de-America-Latina-esta-en-su-momento-mas-delicado-en-decadas-20181007-82610.html.
13 EL DEBER. Brasil registró 619 crímenes electorales hasta media jornada en los comícios. Publicado em: 7/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Brasil-registro-619-crimenes-electorales-hasta-media-jornada-en-los-comicios–20181007-9491.html.
14 EL DEBER. Indígenas reciben a flechazos a militares que llevaban material electoral en Brasil. Publicado em: 7/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Indigenas-reciben-a-flechazos-a-militares-que-llevaban-material-electoral-en-Brasil—20181007-9495.html.
15 EL DEBER. Bolsonaro, el candidato que quiere ‘salvar’ a Brasil. Publicado em: 7/20/2018. Acesso e: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Bolsonaro-el-candidato-que-quiere-salvar-a-Brasil–20181007-9503.html.
16 EL DEBER. Fernando Haddad, o la difícil misión de ser el doble de Lula. . Publicado em: 7/20/2018. Acesso e: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Fernando-Haddad-o-la-dificil-mision-de-ser-el-doble-de-Lula–20181007-9504.html.
17 EL DEBER. Bolsonaro gana con el 46,1%, pero enfrentará en segunda vuelta a Haddad. Publicado em: 8/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bolivia/Bolsonaro-gana-con-el-461-ira-a-segunda-vuelta–20181008-0001.html.
18 EL DEBER. Jair Bolsonaro causa un ‘tsunami político’ en Brasil y Haddad reclama coalición. Publicado em: 9/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Jair-Bolsonaro-causa-un-tsunami-politico-en-Brasil-20181008-7303.html.
19 EL DEBER. La violencia se incrusta en la campaña en Brasil. Publicado em: 12/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/La-violencia-se-incrusta-en-la-campana-en-Brasil-20181011-9520.html.
20 EL DEBER. Candidatos se lanzan de todo en la última etapa de la campaña en Brasil. Publicado em: 13/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Candidatos-se-lanzan-de-todo-en-la-ultima-etapa-de-la-campana-en-Brasil-20181012-9312.html.
21 EL DEBER. Diputada de ultraderecha en Brasil convoca a marcha por la democracia en Bolivia. Publicado em: 8/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bolivia/Diputada-de-ultraderecha-en-Brasil-convoca-a-marcha-por-la-democracia-en-Bolivia-20181008-7240.html.
22 EL DEBER. Piñera aplaude a Bolsonaro: ‘Las señales que está dando son las que el país necesita’. Publicado em: 10/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Pinera-aplaude-a-Bolsonaro-Las-senales-que-esta-dando-son-las-que-el-pais-necesita-20181010-7008.html.
23 EL DEBER. Ellen Page a Bolsonaro: ‘¿Cree que mis padres debieron golpearme para que no fuera gay?’ Publicado em: 13/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/La-polemica-entrevista-de-Ellen-Page-a-Bolsonaro-sobre-la-libertad-sexual-20181013-7562.html.
24 EL DEBER. Bolsonaro se muestra amigo de homosexuales en busca de votos. Publicado em: 15/10/2018. Acesso em: outubro / 2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Bolsonaro-se-muestra-amigo-de-homosexuales-en-busca-de-votos-20181015-9505.html.
25 EL MOSTRADOR. Elecciones en Brasil: quién es Jair Bolsonaro, el “racista”, “homófobo” y defensor de la pena de muerte que ganó la primera vuelta de las presidenciales. 08/10/2018. Disponível em: www.elmostrador.cl/noticias/mundo/2018/10/08/elecciones-en-brasil-quien-es-jair-bolsonaro-el-racista-homofobo-y-defensor-de-la-pena-de-muerte-que-gano-la-primera-vuelta-de-las-presidenciales. Acesso em 09/10/18. BBC. Bolsonaro: el polémico elogio de Piñera y la reacción de otros gobiernos de América Latina ante el ascenso del ultraderechista en Brasil. 10/10/2018. Disponivel em: https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-45806144. Acesso em 09/10/18.
26 CHINA DAILY, 01/10/2018. Disponível <http://usa.chinadaily.com.cn/a/201810/01/WS5bb18768a310eff3032807ba.html>. Acesso em 10/10/2018. CHINA DAILY, 07/10/2018. Disponível em <http://africa.chinadaily.com.cn/a/201810/07/WS5bb97567a310eff303280e1a.html>. Acesso em 10/10/2018.
27 CHINA DAILY, 07/10/2018. Disponível em <http://www.chinadaily.com.cn/a/201810/07/WS5bba111da310eff303280e6c.html>. Acesso em 10/10/2018. CHINA DAILY, 07/10/2018. Disponível em <http://www.chinadaily.com.cn/a/201810/07/WS5bb9fa90a310eff303280e59.html>. Acesso em 10/10/2018. Global Times, 08/10/2018. Disponível em <http://www.globaltimes.cn/content/1122048.shtml>. Acesso em 10/10/2018.
28 CHINA DAILY, 08/10/2018. Disponível em <http://europe.chinadaily.com.cn/a/201810/08/WS5bba67eba310eff303280e80.html>. Acesso em 10/10/2018. CHINA DAILY, 09/10/2018. Disponível em <http://europe.chinadaily.com.cn/a/201810/09/WS5bbc03bba310eff303281333.html>. Acesso em 09/10/2018. CHINA DAILY, 09/10/2018. Disponível em <http://www.chinadaily.com.cn/a/201810/09/WS5bbc0080a310eff3032812fe.html>. Acesso em 09/10/2018.
29 CHINA DAILY, 30/09/2018. Disponível em <http://usa.chinadaily.com.cn/a/201809/30/WS5bb0b712a310eff303280705.html>. Acesso em 10/10/2018.
30 CHINA DAILY, 06/10/2018. Disponível em <http://africa.chinadaily.com.cn/a/201810/06/WS5bb845eaa310eff303280d58.html>. Acesso em 10/10/2018.
31 CHINA DAILY, 08/10/2018. Disponível em <http://usa.chinadaily.com.cn/a/201810/08/WS5bbb12a6a310eff30328112d.html>. Acesso em 10/10/2018.
32 EL TIEMPO. El repudio de las mujeres… 28/09/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/movimiento-elenao-en-brasil-en-contra-el-candidato-jair-bolsonaro-274728. Acesso em 10/10/18.
33 EL TIEMPO. Sondeos favorecen… 02/10/18. Disponível em https://www.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/bolsonaro-con-una-mejor-posicion-frente-las-elecciones-de-brasil-276344. Acesso em 10/10/18.
34 EL TIEMPO. Las claves: ¿por qué la OEA observará las elecciones de Brasil? 02/10/18. Disponível em https://www.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/elecciones-presidenciales-en-brasil-276350. Acesso em 10/10/18.
35 EL TIEMPO. Bolsonaro gana elección pero deberá ir a segunda vuelta en Brasil. 07/10/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/bolsonaro-gana-eleccion-pero-debera-ir-a-segunda-vuelta-en-brasil-278308. 10/10/18.
36 EL TIEMPO. Fernando Haddad: el heredero de Lula. 08/10/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/bocas/fernando-haddad-candidato-presidencia-brasil-entrevista-278826. Acesso em 10/10/18.
37 EL TIEMPO. Las frases y propuestas más escandalosas de Bolsonaro. 08/10/18. Disponível em https://www.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/frases-y-propuestas-polemicas-de-jair-bolsonaro-en-brasil-278544. Acesso em 10/10/18.
38 EL TIEMPO. Los evangélicos, claves en la campaña de Bolsonaro. 07/10/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/mundo/latinoamerica/que-tanto-influyeron-los-evangelicos-en-la-victoria-de-bolsonaro-278390. Acesso em 10/10/18.
40 EL TIEMPO. Mujeres contra Bolsonaro. 29/09/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/opinion/columnistas/sara-tufano/mujeres-contra-bolsonaro-elecciones-en-brasil-274312. Acesso em 10/10/18.
41 EL TIEMPO. Brasil: samba antidemocrática. 05/10/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/opinion/columnistas/enrique-santos-molano/brasil-samba-antidemocratica-277328. Acesso em 10/10/18.
42 EL TIEMPO. El fenómeno Bolsonaro. 09/10/18. Disponível em: https://www.eltiempo.com/opinion/editorial/el-fenomeno-bolsonaro-editorial-279392. Acesso em 10/10/18.
44 EL COMERCIO. 958 inscritos hay en Ecuador para participar de las elecciones presidenciales de Brasil. Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/comicios-ecuador-brasil-presidente-elecciones.html. Publicado em 07/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
45 EL COMERCIO. La polarización entre Jair Bolsonaro y Fernando Haddad irrumpe en el Congreso brasileño. Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/polarizacion-bolsonaro-haddad-congreso-brasil.html. Publicado em 08/10/2018. Acesso em 15/10/2018. EL COMERCIO. Bolsonaro y Haddad: propuestas para dos países diferentes. Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/bolsonaro-haddad-propuestas-paises-diferentes.html. Publicado em 08/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
46 EL COMERCIO. En Brasil, Bolsonaro y Haddad, amados y detestados. Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/brasil-bolsonaro-haddad-amados-detestados.html. Publicado em 10/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
47 EL COMERCIO. Electores brasileños castigaron a mayoría de candidatos salpicados por corrupción en Petrobras.Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/electores-brasil-castigan-candidatos-corrupcion.htmlPublicado em 08/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
48 EL COMERCIO. Efecto Bolsonaro duplica presencia de militares en el Congreso brasileño.Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/brasil-bolsonaro-presencia-militares-congreso.html.Publicado em 09/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
49 EL COMERCIO. Jair Bolsonaro, ¿el Trump de Brasil?Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/jair-bolsonaro-trump-brasil-presidencia.htmlPublicado em 09/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
50 EL COMERCIO. Dilma Rousseff se queda afuera del Senado en Brasil.Disponível em https://www.elcomercio.com/actualidad/dilma-rousseff-queda-afuera-senado.htmlPublicado em 07/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
51 EL COMERCIO. Roger Waters criticó al candidato Jair Bolsonaro en concierto en Brasil.Disponível em https://www.elcomercio.com/tendencias/roger-waters-critica-bolsonaro-brasil.htmlPublicado em 10/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
52 EL PAÍS. Bolsonaro: amenaza ultra en Brasil. 01/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/09/28/actualidad/1538153452_095290.html> Acesso em 14/10/2018.
53 EL PAÍS. Bolsonaro crece en los sondeos a seis días de las elecciones en Brasil pese a la oleada de protestas. 03/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/02/america/1538441439_541105.html> Acesso em 14/10/2018.
54 EL PAÍS. Los Evangelicos se convierten a Bolsonaro. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/07/america/1538930780_735803.html> Acesso em 14/10/2018.
55 EL PAÍS. El retrato del Brasil que vota en Bolsonaro. 06/10/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/10/06/america/1538845347_331907.html> Acesso em 14/10/2018.
56 EL PAÍS. Brasil: La máquina de las ‘fake news’ trabaja a favor de Bolsonaro en Brasil. 03/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/09/26/actualidad/1537997311_859341.html> Acesso em 14/10/2018.
57 EL PAÍS. WhatsApp, el elemento distorsionador de la campaña en Brasil. 07/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/07/america/1538877922_089599.html> Acesso em 14/10/2018
58 EL PAÍS. La Bolsa y los mercados brasileños muestran su apoyo a Bolsonaro. 05/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/03/america/1538585089_465404.html> Acesso em 14/10/2018.
59 EL PAÍS. Los mercados reciben con euforia la victoria de Bolsonaro. 09/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/08/america/1539007847_018295.html> Acesso em 14/10/2018
60 EL PAÍS. La penúltima ‘fake news’ de Bolsonaro. 05/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/04/actualidad/1538615740_163543.html> Acesso em 14/10/2018.
61 EL PAÍS. La élite prefiere un macho alfa. 06/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/06/actualidad/1538854391_346997.html> Acesso em 14/10/2018.
62 EL PAÍS. El candidato ultra Bolsonaro logra una gran victoria en la primera vuelta. 08/10/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/10/07/actualidad/1538940556_706516.html> Acesso em 14/10/2018.
63 EL PAÍS. El éxito de Bolsonaro da nueva fuerza al auge global de la extrema derecha. 09/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/08/america/1539022069_401682.html> Acesso em 14/10/2018.
64 EL PAÍS. Bolsonaro intenta ganar el centro con un discurso moderado. 10/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/09/america/1539106927_563538.html> Acesso em 14/10/2018.
65 EL PAÍS. La lección de Bolsonaro. 10/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/10/colombia/1539135652_821075.html> Acesso em 14/10/2018.
66 EL PAÍS. La alargada e incómoda sombra de los militares en las elecciones brasileñas. 04/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/05/america/1538707382_378543.html> Acesso em 14/10/2018.
67 EL PAÍS. El ocaso del esplendor brasileño. 06/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/03/america/1538597602_339675.html> Acesso em 14/10/2018.
68 EL PAÍS. Resultados de las elecciones presidenciales de Brasil. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2018/10/08/media/1538995616_307036.html> Acesso em 14/10/2018.
69 EL PAÍS. Un Congreso tan fracturado como la sociedad brasileña. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/08/america/1539027615_603003.html> Acesso em 14/10/2018.
70 EL PAÍS. El obligado viaje al centro de Haddad. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/07/actualidad/1538941717_445574.html> Acesso em 14/10/2018.
71 EL PAÍS. La tierra del candidato de Lula confía en su sucesor. 07/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/06/america/1538854500_755457.html> Acesso em 14/10/2018.
72 EL PAÍS. Cientos de miles de brasileñas plantan cara en la calle a Bolsonaro. 30/09/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/09/29/america/1538232833_628498.html> Acesso em 14/10/2018.
73 EL PAÍS. La movilizacion de las mujeres contra Bolsonaro em Brasil también se libra em la internet. 05/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/04/actualidad/1538669047_046296.html> Acesso em 14/10/2018.
74 EL PAÍS. Brasil, en marcha contra el machismo. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/sociedad/2018/10/02/actualidad/1538516961_088448.html> Acesso em 14/10/2018.
75 EL PAÍS. Brasil: paranoias enfrentadas. 01/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/02/argentina/1538438637_135927.html> Acesso em 14/10/2018.
76 EL PAÍS. “Brasil no está al borde de un colapso”. 06/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/05/america/1538751248_303990.html> Acesso em 14/10/2018.
77 EL PAÍS. Lilia Schwarcz, historiadora: “Bolsonaro lleva tiempo diciéndonos quién es. 03/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/03/america/1538519470_639395.html> Acesso em 14/10/2018.
78 EL PAÍS. La solución liberticida. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2018/10/08/opinion/1539022125_934885.html> Acesso em 14/10/2018.
79 EL PAÍS. Cómo resistir en tiempos brutos. 09/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/10/09/america/1539111767_493314.html> Acesso em 14/10/2018.
80 EL PAÍS. Carta abierta a los intelectuales del mundo. 10/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2018/10/10/opinion/1539160088_843725.html> Acesso em 14/10/2018.
81 EL PAÍS. La hora de Brasil. 08/10/2018. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2018/10/08/opinion/1539015454_974239.html> Acesso em 14/10/2018.
82 TIMES OF INDIA. Far right, ex-military officer wins Brazil vote, faces leftist in runoff. Publicado: 08/10/2018. Visto em: 11/10/2018. Disponível em: <https://timesofindia.indiatimes.com/world/rest-of-world/far-right-ex-military-officer-wins-brazil-vote-faces-leftist-in-runoff/articleshow/66118941.cms>.
83 EL UNIVERSAL. Bolsonaro y Haddad van a segunda vuelta em Brasil, según conteo oficial, 07/10/2018. Disponível em: https://www.eluniversal.com.mx/mundo/bolsonaro-y-haddad-van-segunda-vuelta-en-brasil-segun-conteo-oficial. Acesso em: 18/10/2018. EL UNIVERSAL. Brasil: El triunfo de la antipolítica, 09/10/2018. Disponível em: https://www.eluniversal.com.mx/articulo/ciro-murayama/mundo/brasil-el-triunfo-de-la-antipolitica. Acesso em: 18/10/2018. EL UNIVERSAL. La samba electoral de Brasil es lección para Morena, 09/10/2018. Disponível em: https://www.eluniversal.com.mx/columna/javier-tejado-donde/cartera/la-samba-electoral-de-brasil-es-leccion-para-morena. Acesso em: 18/10/2018.
84 LA NACIÓN. Bolsonaro crece en sondeo en Brasil. 02/10/2018. Disponível em: https://www.lanacion.com.py/mundo/2018/10/02/bolsonaro-crece-en-sondeo-en-brasil/. Acesso em: 19/10/2018. LA NACIÓN. Bolsonaro amplía su ventaja sobre Haddad en Brasil. 05/10/2018. Disponível em: https://www.lanacion.com.py/mundo/2018/10/05/bolsonaro-amplia-su-ventaja-sobre-haddad-en-brasil/. Acesso em: 19/10/2018.
85 LA NACIÓN. Brasil en segunda vuelta Bolsonaro vs. Haddad. 08/10/2018. Disponível em: https://www.lanacion.com.py/mundo/2018/10/08/brasil-en-segunda-vuelta-bolsonaro-vs-haddad/. Acesso em: 19/10/2018.
86 LA NACIÓN. El Paraguay y las elecciones del Brasil. 09/10/2018. Disponível em: https://www.lanacion.com.py/editorial/2018/10/09/el-paraguay-y-las-elecciones-del-brasil/. Acesso em: 19/10/2018.
87 LA NACIÓN. Jair Bolsonaro, ¿el Trump de Brasil?, 09/10/2018, Disponível em: https://www.lanacion.com.py/mundo/2018/10/09/jair-bolsonaro-el-trump-de-brasil/. Acesso em: 19/10/2018.
88 EL COMERCIO. Elecciones en Brasil: un país dividido ante su destino [ANÁLISIS], 07/10/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/elecciones-brasil-pais-dividido-destino-analisis-noticia-565197. Acesso em: 18/10/2018. EL COMERCIO. Elecciones en Brasil: Las tácticas que asemejan a Jair Bolsonaro y Donald Trump, 07/10/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/elecciones/elecciones-brasil-tacticas-asemejan-jair-bolsonaro-donald-trump-noticia-565621. Acesso em: 18/10/2018. EL COMERCIO. Bolsonaro gana las elecciones en Brasil pero irá a segunda vuelta con Haddad, 08/10/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/actualidad/elecciones-brasil-jair-bolsonaro-gana-ira-segunda-vuelta-fernando-haddad-vivo-noticia-565198. Acesso em: 18/10/2018. EL COMERCIO. Cómo hizo Bolsonaro para capitalizar la furia contra los corruptos y la criminalidad, 09/10/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/elecciones-brasil-hizo-jair-bolsonaro-capitalizar-furia-corruptos-brasil-noticia-565928. Acesso em: 18/10/2018. EL COMERCIO. El Amazonas, en riesgo en un eventual gobierno de Bolsonaro en Brasil, 10/10/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/actualidad/jair-bolsonaro-amazonas-riesgo-eventual-gobierno-ultraderechista-brasil-noticia-566328. Acesso em: 18/10/2018.
89 DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Vencedores, vencidos e assim assim da eleição do Brasil. Publicado em 08/10/2018. Acesso em 18/10/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/vencedores-vencidos-e-assim-assim-da-eleicao-do-brasil-9965836.html
90 DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Hackers russos tentam interferir nas eleições do Brasil, diz empresa de cibersegurança. Publicado em 05/10/2018. Acesso em 18/10/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/hackers-russos-tentam-interferir-nas-eleicoes-do-brasil-diz-empresa-de-ciberseguranca-9958393.html
91 RUSSIA TODAY. Brazil’s right-wing Bolsonaro narrowly misses first round win in presidential. Election. https://www.rt.com/news/440620-brazil-elections-second-round/Publicado em 07/10/2018. Acesso em 15/10/2018. RUSSIA TODAY. Brazil’s Bolsonaro less than percentage point away from securing presidency – first results.https://www.rt.com/newsline/440617-brazil-presidential-election-results/Publicado em 07/10/2018. Acesso em 15/10/2018. RUSSIA TODAY. Polls open for tight elections in Brazil. Disponível em https://www.rt.com/newsline/440594-polls-open-brazil-elections/. Publicado em 07/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
92 RUSSIA TODAY. Trump of the Tropics: RT takes a look at Brazil’s top presidential candidate (VIDEO). https://www.rt.com/news/440502-brazil-politician-trump-similarities/. Publicado em 06/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
93 RUSSIA TODAY. ‘Brazilian Trump’s ally set to win Rio governorship – exit polls. Disponível em: https://www.rt.com/newsline/440614-brazil-elections-exit-polls/. Publicado em 07/10/2018. Acesso em 15/10/2018.
94 EL PAÍS. Bolsonaro sería el próximo presidente de Brasil con un 54% de los votos, según encuesta, 10/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/bolsonaro-seria-proximo-presidente-brasil-votos-encuesta.html~. EL PAÍS. Bolsonaro a un paso en Brasil, 08/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/bolsonaro-paso-brasil-elecciones.html. EL PAÍS. El vendaval Bolsonaro provoca una renovación en el Congreso, 09/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/vendaval-bolsonaro-provoca-renovacion-congreso.html. EL PAÍS. Preocupación local por el resultado electoral en Brasil, 09/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/informacion/politica/preocupacion-local-resultado-electoral-brasil.html. EL PAÍS. Las reacciones en el gobierno uruguayo por Brasil: “Lo peor disfrazado de antisistema”, 08/10/2018. Acesso em: 11/10/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/informacion/politica/reacciones-gobierno-uruguayo-brasil-peor-disfrazado-antisistema.html.
95 EL NACIONAL. ¿Qué impacto tendría en Latinoamérica el triunfo de Jair Bolsonaro?. Publicado em 09/10/2018. Acesso em 11/10/2018. Disponível em: http://www.el-nacional.com/noticias/gda/que-impacto-tendria-latinoamerica-triunfo-jair-bolsonaro_254997.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *