21 de setembro de 2018

A eleição no mundo – Monitor 2: 30/08 a 12/09

Equipe LABMUNDO, NEAAPE e OPSA

Na Argentina, a candidatura do PT à presidência seguiu no centro da cobertura midiática. Os destaques das últimas duas semanas foram a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de impedir que Lula seja candidato, a recusa do Supremo Tribunal Federal (STF) de aceitar os recursos solicitados pela defesa do ex-presidente para que tenha o direito de concorrer nas eleições e, finalmente, a decisão do PT de substituir Lula por Fernando Haddad como candidato do partido. Outro assunto que teve grande repercussão foi o atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro, ferido com uma facada durante um evento de campanha em Minas Gerais. A imprensa especulou sobre os rumos que a campanha eleitoral teria a partir desse acontecimento.1

Na Bolívia, diversas questões repercutiram no jornal El Deber. No dia 31, foi noticiado que o TSE votou contra a candidatura de Lula2. Também repercutiu a declaração de Evo Morales, presidente da Bolívia, que rechaçou a medida por entender que a decisão da corte atentava contra a vontade do povo brasileiro3. No dia seguinte à decisão, o jornal publicou que o PT seguia apostando em Lula apesar da sentença4, mas que começava a estudar novos passos possíveis, fazendo referência a Haddad5. Foi noticiado também o recurso apresentado no STF por parte da defesa de Lula frente à decisão do TSE, sendo lembrada a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU em favor de Lula6. O atentado contra Bolsonaro também esteve presente na cobertura7. O candidato foi descrito como de “ultradireita”, e declarações racistas e homofóbicas suas foram citadas8. O jornal noticiou que o atentado monopolizou os debates da campanha e polarizou uma disputa eleitoral já tensa9. Finalmente, o jornal reportou a substituição de Lula por Haddad feita pelo PT10. Outras temáticas relacionadas à política brasileira também apareceram no jornal: mais uma vez, a crise dos refugiados venezuelanos em Roraima foi noticiada11. O incêndio no Museu Nacional também repercutiu12, bem como seu grande acervo destruído13 – com especial destaque para a destruição do fóssil Luzia14.

A mídia do Chile seguiu com uma ampla cobertura da eleição. As maiores repercussões continuaram sendo relativas às candidaturas de Lula e Bolsonaro. Nos dias 06 e 07 de setembro, foi amplamente divulgado o esfaqueamento de Bolsonaro. Em grande medida, as notícias apontaram o ocorrido como elemento de desestabilização da campanha eleitoral. Falou-se que esse evento favoreceu o discurso de Bolsonaro de estar “cercado de inimigos invisíveis” e que favoreceria suas intenções de voto. Em coluna do El Mostrador, apontou-se que o principal desafio para a candidatura de Bolsonaro está em crescer entre os dois principais grupos do país: mulheres, que representam 52,5% do eleitorado, e pessoas com baixa escolaridade e renda, que representam 56% do eleitorado. No dia 12 de setembro, a nova chapa do PT à presidência, já encabeçada por Haddad, com Manuela D’Ávila (PCdoB) de vice, ganhou destaque. Em geral, Haddad foi apresentado como um “herdeiro político de Lula”, já em crescimento nas pesquisas. No dia 14 de setembro, uma notícia falou sobre a atuação de militares na eleição: com um ex-capitão do Exército à frente das intenções de votos e com Eduardo Villas Boas, comandante-chefe do Exército, mostrando uma participação ativa, raramente esse grupo teria se feito tão presente no debate político brasileiro. Foram mostrados dados de que o número de candidatos à presidência da República ou ao governo dos 27 estados brasileiros com origem militar passou de 13, nas eleições de 2014, para 25 em 2018.15

Nos jornais da China, dois eventos das eleições brasileiras foram destaque: a substituição da candidatura de Lula por Haddad e o ataque a Bolsonaro. O South China Morning Post e o China Daily acompanharam o processo de substituição da candidatura de Lula publicando notícias sobre a decisão de sua inelegibilidade16, a indicação de Haddad como cabeça de chapa do PT, a popularidade do ex-presidente e as denúncias de perseguição política17. Sobre o ataque a Bolsonaro, os jornais afirmam que o incidente pode ser o início de uma reviravolta na disputa presidencial, que é vista como a mais imprevisível da história recente brasileira18. Além disso, lembraram pontos importantes sobre o candidato – que classificaram como de ultra-direita –, como sua defesa aberta da ditadura militar no Brasil e suas denúncias por racismo e incitação ao estupro19. Por fim, os jornais deram mais detalhes sobre o ataque, tratando do estado de saúde do candidato e falando do suspeito, Adelio Bispo de Oliveira, que foi preso20.

Na Colômbia, o jornal El Tiempo noticiou todos os principais eventos do período: veto da candidatura de Lula pelo TSE; pedidos do PT ao STF e à ONU para anular esta decisão (que chamou de “planos desesperados do PT”); atentado a Bolsonaro (classificado, em editorial, como dono de “posturas homofóbicas, nacionalistas, misóginas, racistas e ultraliberais na economia”); prisão do responsável pelo atentado (identificado como “ex-militante do partido de esquerda PSOL”); subida de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais; e substituição de Lula por Haddad. Haddad foi apresentado como um acadêmico de posições econômicas heterodoxas que já foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo, mas que é menos carismático que Lula, dependente da transferência de seus votos e atualmente acusado de corrupção.21

No Equador, também houve a repercussão dos dois principais acontecimentos envolvendo presidenciáveis: a cassação da candidatura de Lula e o atentado a Bolsonaro. Sobre Lula, a imprensa destacou que a impugnação da candidatura se deu com base na Lei da Ficha Limpa22 e noticiou a escolha de Haddad como seu sucessor23. Ainda, foi dado destaque à denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo contra Haddad, acusando-o de corrupção, com base nas declarações feitas pelo empreiteiro Ricardo Pessoa em acordo de leniência24. Sobre Bolsonaro, além de narrar o fatídico acontecimento, a mídia ressaltou o seu favoritismo nas pesquisas, suas declarações polêmicas de cunho machista, racista e homofóbico e sua orientação política de extrema-direita25. O jornal El Comercio ainda fez atualizações quanto à evolução positiva do seu quadro de saúde26.

O acontecimento com maior notoriedade na Espanha foi o ataque contra Bolsonaro27. O El País destacou a agilidade e o serviço dos médicos do Sistema Único de Saúde, que garantiram a sobrevivência do candidato28, e a mudança no cenário eleitoral que o ataque pode vir a ter, incluindo uma possível “martirização” de Bolsonaro29, e o uso das redes sociais para conduzir sua campanha enquanto se recupera no hospital30. Por outro lado, abordou-se a anulação da candidatura de Lula pelo TSE naquelas que seriam “as eleições mais incertas da história recente do Brasil”31, e os desafios para seu substituto, Haddad, apresentado como ex-prefeito de São Paulo32. O jornal traz, ainda, uma entrevista com a ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, em sua campanha para o Senado de Minas Gerais33, uma matéria sobre a importância do horário eleitoral na TV aberta para as eleições brasileiras34 e uma análise sobre a crescente polarização da política e o “fim do centro”, comparando Jair Bolsonaro a Donald Trump35.

Na Índia, o jornal Times of India noticiou, no dia 7 de setembro, o atentado contra Bolsonaro, ocorrido no mesmo dia. A matéria fez um resumo das posições políticas do candidato, seu apoio à ditadura militar e as denúncias de incitação ao estupro e ao ódio, pelas quais estava sendo julgado. O jornal também apontou o caráter pulverizado e incerto das eleições no Brasil, assim como a criminalidade e a violência política que marcam o ano eleitoral. O texto afirma que a violência contra políticos em nível nacional é rara, sendo mais comum em nível local, citando como exemplo a execução da vereadora carioca Marielle Franco, em março deste ano, assim como o assassinato de ao menos treze políticos da Baixada Fluminense, nas eleições municipais de 201636.

No México e no Peru, a mídia deu grande destaque à impugnação da candidatura de Lula, à nomeação de Haddad, ao atentado contra Bolsonaro e aos últimos resultados de intenção de voto divulgados por DataFolha e IBOPE. Nos principais meios de circulação destes países, Haddad tem sido retratado como um candidato mais intelectual do que político e, sobretudo, menos carismático do que Lula. Bolsonaro, por sua vez, é tido como representante da ultra-direita, um candidato polêmico com discursos racistas, machistas, homofóbicos e xenófobos, cuja personalidade é comparada à de Donald Trump. O atentado à sua pessoa foi interpretado como um risco a maiores polarização e desestabilização política no Brasil. Também repercutiu o repúdio da chancelaria mexicana ao atentado37.

No Paraguai, também houve repercussão do ataque contra Bolsonaro. O diário La Nación, que considera a jornada eleitoral de 2018 como a mais incerta das últimas décadas do Brasil, sublinhou que a Polícia Federal reforçaria a segurança dos candidatos38. Além disso, fez destaque ao fato de que os filhos de Bolsonaro assumiram protagonismo na campanha, multiplicando sua presença em atos públicos. O jornal relembrou a vida política de três dos cinco filhos de Bolsonaro, pontuando que o mais velho deles defendeu o período de ditadura no Brasil39. Também foi publicado no jornal um artigo da AFP que analisa como as eleições deste ano se converteram nas mais surrealistas dos tempos recentes ao se dividir entre “o prisioneiro mais famoso do país”, Lula, e o “ex-militar de extrema direita”, Bolsonaro, em um contexto de violência, corrupção, desemprego e forte crise econômica40.

Em Portugal, teve grande repercussão nos jornais Diário de Notícias e Expresso o ataque sofrido por Bolsonaro, assim como os procedimentos cirúrgicos aos quais foi submetido41. Ambos analisaram os desdobramentos do ataque tanto para as eleições, quanto para a polarização política no Brasil42. Além disso, também teve repercussão no o anúncio de Haddad como novo candidato do PT43.

Na Rússia, os mesmos fatos causaram repercussão na mídia. Sobre Lula, o jornal ainda lembrou a requisição feita pelo Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas para que o ex-preisdente tivesse seus direitos políticos preservados44. Sobre Bolsonaro, a imprensa russa, ao narrar o atentado, também ressaltou seu favoritismo nas pesquisas, apelidando-o de “Trump dos trópicos”45.

No Uruguai, os destaques foram o veto do TSE à candidatura de Lula à presidência, a aposta do PT em Haddad como candidato substituto e a carta escrita por Lula em que ele expressa seu apoio a Haddad. O atentado sofrido por Bolsonaro também foi bastante noticiado, e a imprensa repercutiu a tese de que o evento poderia dar mais força à sua campanha à presidência.46

Na Venezuela, em 1º de setembro, o jornal El Nacional noticiou a decisão do TSE de proibir a candidatura de Lula, apontando a maioria de votos formada na corte e a posição de cada juiz47. No dia 8 de setembro, foi publicada uma matéria analisando o impacto positivo do atentando contra Bolsonaro em sua campanha e as primeiras projeções para um cenário sem Lula na corrida presidencial48. Uma análise publicada no dia 11 de setembro fez considerações de pesquisadores brasileiros sobre a possibilidade de Haddad herdar votos de Lula, chegar ao segundo turno e derrotar Bolsonaro. O texto teceu comparações entre Haddad e Lula, assim como lembrou o exitoso apoio do ex-presidente à Dilma Rousseff. Além disso, apresentou as pesquisas mais recentes de intenção de voto e as chances de outros candidatos receberem os votos a Lula na eleição49.

Nada foi mencionado na África do Sul, na Guiana e no Suriname.

1 CLARÍN. Brasil: la Corte Electoral juzga hoy la candidatura de Lula da Silva, 31/08/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/brasil-corte-electoral-juzga-hoy-validez-candidatura-lula-da-silva_0_SJ25rgPDm.html. CLARÍN. La justicia electoral de Brasil excluye a Lula da Silva de las elecciones, 31/08/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/justicia-electoral-brasil-apresta-derribar-chance-candidatura-lula-da-silva_0_r1Cnk8PvQ.html. CLARÍN. Lula presentó otro recurso y recurre a la Corte Suprema para intentar salvar su candidatura, 04/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/lula-presento-recurso-recurre-corte-suprema-intentar-salvar-candidatura_0_r1SmY2hwQ.html. CLARÍN. Brasil: la Corte rechaza el pedido de Lula da Silva para ser candidato, 06/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/brasil-corte-rechaza-pedido-lula-da-silva-candidato_0_H1LlI3CDm.html. CLARÍN. El ultraderechista Jair Bolsonaro fue gravemente herido en un atentado en Minas Gerais, 06/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/ultraderechista-jair-bolsonaro-gravemente-herido-atentado-minas-gerais_0_Byfa4HJdX.html. CLARÍN. El nuevo escenario político obliga a la centroizquierda a reformular su campaña, 08/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/nuevo-escenario-politico-obliga-centroizquierda-reformular-campana_0_HkBkQR-um.html. CLARÍN. Tras el atentado, el desafío del ultraderechista Bolsonaro: regresar contra reloj a la campaña, 07/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/atentado-desafio-ultraderechista-bolsonaro-regresar-reloj-campana_0_ryXBYulO7.html. CLARÍN. Brasil: el PT oficializa la candidatura de Fernando Haddad en reemplazo de Lula da Silva, 11/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/lula-desiste-candidatura-presidencial-haddad-ira-pt_0_rJaDHhEdQ.html . CLARÍN. Brasil: Fernando Haddad, el intelectual que Lula eligió para sucederlo como candidato, 11/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/brasil-fernando-haddad-intelectual-lula-eligio-sucederlo-candidato_0_BJtSmhHu7.html.

2 EL DEBER. Mayoría de la corte electoral de Brasil vota contra la candidatura de Lula. Publicado em: 31/8/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Corte-electoral-rechazo-la-candidatura-de-Lula–20180831-0084.html.

3 EL DEBER. Evo: Decisión del Tribunal Electoral de Brasil atenta la voluntad del pueblo. Publicado em: 1/9/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bolivia/Evo-Decision-del-Tribunal-Electoral-de-Brasil-atenta-la-voluntad-del-pueblo-20180901-0006.html.

4 EL DEBER. El PT se aferra a Lula a pesar de la invalidación de su candidatura. Publicado em: 1/9/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/El-PT-se-aferra-a-Lula-a-pesar-de-la-invalidacion–20180901-7549.html.

5 EL DEBER. El PT estudia los próximos pasos tras la inhabilitación de Lula. Publicado em: 2/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/El-PT-analiza-medidas-tras-la-inhabilitacion-de-Lula-20180902-0039.html.

6 EL DEBER. Lula presenta recurso ante Corte Suprema para intentar salvar su candidatura. Publicado em: 4/9/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Lula-presenta-recurso-para-salvar-su-candidatura-20180904-9662.html.

7 EL DEBER. Acuchillan al candidato presidencial en un mitin. Publicado em: 6/9/2018. Acesso em: 8/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Acuchillan-al-candidato-presidencial-en-un-mitin-20180906-9509.html.

8 EL DEBER. Brasil: apuñalan al candidato ultraderechista Jair Bolsonaro durante un acto de campaña. Publicado em: 6/9/2018. Acesso em: 8/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bbc/Brasil-apunalan-al-candidato-ultraderechista-Jair-Bolsonaro-durante-un-acto-de-campana-20180906-16252.html.

9 EL DEBER. Bolsonaro acapara la campaña electoral en Brasil tras atentado. Publicado em: 7/9/2018. Acesso em: 8/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Luego-de-ser-acuchillado-Bolsonaro-acapara-la-campana-electoral–20180907-6271.html.

10 EL DEBER. Lula renuncia a candidatura y avala la designación de Haddad. Publicado em: 11/9/2018. Acesso em: 12/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Haddad-reemplaza-a-Lula-en-las-elecciones-de-Brasil-20180911-7474.html.

11 EL DEBER. Crisis de Venezuela: los venezolanos que buscan refugio en las remotas aldeas indígenas de Roraima. Publicado em: 4/9/2018. Acesso em: 8/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bbc/Crisis-de-Venezuela-los-venezolanos-que-buscan-refugio-en-las-remotas-aldeas-indigenas-de-Roraima-20180905-8388.html.

12 EL DEBER. Incendio devora el Museo Nacional de Río, uno de los más antiguos de Brasil. Publicado em: 2/9/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/mundo/Incendio-devora-el-Museo-Nacional-de-Rio-de-Janeiro-20180902-0055.html.

13 EL DEBER. Museo Nacional de Brasil: 5 objetos y colecciones “invaludables” devorados por su voraz incendio. Publicado em: 2/9/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bbc/Museo-Nacional-de-Brasil-5-objetos-y-colecciones-quotinvaluablesquot-devorados-por-su-voraz-incendio-20180903-8374.html.

14 EL DEBER. Museo Nacional de Brasil: la trágica pérdida de Luzia, el esqueleto más antiguo de América del Sur, en el voraz incendio en Río. Publicado em: 3/9/2018. Acesso em: 5/9/2018. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/bbc/Museo-Nacional-de-Brasil-la-tragica-perdida-de-Luzia-el-esqueleto-mas-antiguo-de-America-del-Sur-en-el-voraz-incendio-en-Rio-20180903-8425.html.

15 EL MOSTRADOR. 02/09/2018. ¿Qué esperar de las elecciones presidenciales en Brasil?. http://www.elmostrador.cl/noticias/opinion/columnas/2018/09/02/que-esperar-de-las-elecciones-presidenciales-en-brasil/. Acesso: 13/09/2018. EL PAÍS. 07/09/2018. La puñalada a Bolsonaro desestabiliza la campaña electoral en Brasil. Disponível em: https://elpais.com/internacional/2018/09/07/america/1536273702_134256.html. Acesso: 13/09/2018. COOPERATIVA. ¿Quién es Fernando Haddad, el candidato de “Lula” en Brasil? Disponível em: https://www.cooperativa.cl/noticias/mundo/brasil/elecciones/quien-es-fernando-haddad-el-candidato-de-lula-en-brasil/2018-09-12/155136.html. Acesso: 13/09/2018. BIOCHILE. 14/09/2018. La presencia militar se deja sentir sobre las elecciones en Brasil. Disponível em: https://www.biobiochile.cl/noticias/internacional/america-latina/2018/09/14/la-presencia-militar-se-deja-sentir-sobre-las-elecciones-en-brasil.shtml. Acesso: 13/09/2018

16 SOUTH CHINA MORNING POST. Lula banned from Brazil presidential race by election court. 02/09/2018. Disponível em <https://www.scmp.com/news/world/americas/article/2162385/lula-banned-brazil-presidential-race-election-court>. Acesso em 07/09/2018. CHINA DAILY. Brazil electoral court bars Lula from presidential race. 01/09/2018. Disponível em <http://africa.chinadaily.com.cn/a/201809/01/WS5b89fc1fa310add14f389007.html>. Acesso em 07/09/2018.

17 SOUTH CHINA MORNING POST. Brazil’s Lula da Silva, languishing in jail, finally ends his presidential bid and names running mate as successor. 12/09/2018. Disponível em <https://www.scmp.com/news/world/americas/article/2163812/brazils-lula-da-silva-languishing-jail-finally-ends-his>. Acesso em 13/09/2018. CHINA DAILY. Brazil’s Lula drops out of presidential race, calling on supporters to back substitute. 12/09/2018. Disponível em <http://www.chinadaily.com.cn/a/201809/12/WS5b9884aaa31033b4f4655951.html>. Acesso em 13/09/2018.

18 SOUTH CHINA MORNING POST. Campaign chaos: stabbing of candidate in Brazil’s presidential election could reshape race. 07/09/2018. Disponível em <https://www.scmp.com/news/world/americas/article/2163299/campaign-chaos-stabbing-candidate-brazils-presidential-election>. Acesso em 07/09/2018.

19 CHINA DAILY. Brazil far-right candidate Bolsonaro in serious condition after stabbing. 07/09/2018. Disponível em <http://africa.chinadaily.com.cn/a/201809/07/WS5b91d574a31033b4f4654bc6.html>. Acesso em 07/09/2018.

20 SOUTH CHINA MORNING POST. Video captures shocking moment Brazilian presidential front runner Jair Bolsonaro is stabbed on campaign trail. 07/09/2018. Disponível em <https://www.scmp.com/news/world/americas/article/2163141/brazilian-presidential-candidate-jair-bolsonaro-stabbed-campaign>. Acesso em 07/09/2018.

22 EL COMERCIO. La Justicia prohíbe a Lula ser candidato en las presidenciales. https://www.elcomercio.com/actualidad/prohibicion-candidatura-presidencial-brasil-lula.html. Publicado em 31/08/2018. Acesso em 12/09/2018.

23 EL COMERCIO. Haddad reemplaza a Lula como candidato presidencial del PT en Brasil. https://www.elcomercio.com/actualidad/fernandohaddad-reemplazo-lula-candidato-brasil.html.

Publicado em 11/09/2018. Acesso em 12/09/2018

24 EL COMERCIO. La Fiscalía denuncia por corrupcióin al posible sustituto de Lula. https://www.elcomercio.com/actualidad/fiscalia-denuncia-corrupcion-posiblesustituto-luladasilva.html.

Publicado em 4/09/2018. Acesso em 12/09/2018

25 EL COMERCIO. Candidato presidencial de Brasil sometido a cirgurgía tras ser acuchillado en mitin político. https://www.elcomercio.com/actualidad/candidatopresidencial-brasil-cirugia-acuchillado-mitin.html. Publicado em 6/9/2018. Acesso em 12/09/2018.

26 EL COMERCIO. Candidato brasileño Bolsonaro sale de unidad de cuidados intensivos. https://www.elcomercio.com/actualidad/candidato-jairbolsonaro-salida-cuidadosintensivos-apunalamiento.html. Publicado em 11/09/2018. Acesso em 12/09/2018.

27 EL PAÍS. El ultra brasileño Bolsonaro recibe una puñalada en un acto electoral. 07/09/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/09/06/america/1536262629_928681.html> Acesso em 12/09/2018.

28 EL PAÍS. La rapidez que le salvó la vida a Bolsonaro. 08/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/09/08/actualidad/1536358933_539322.html> Acesso em 12/09/2018.

29 EL PAÍS. El ataque a Bolsonaro aniquila las estrategias electorales de sus rivales y sus aliados. 08/09/2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/09/08/america/1536359047_097786.html> Acesso em 12/09/2018.

30 EL PAÍS. El ultra que busca sacar partido a un navajazo. 09/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/09/08/america/1536438565_916928.html> Acesso em 12/09/2018.

31 EL PAÍS. La anulación de su candidatura deja a Lula sin opciones. 02/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/09/01/america/1535828277_480015.html> Acesso em 12/09/2018.

32 EL PAÍS. Haddad, el heredero accidental de Lula que tendrá que aprender a hablar a los pobres de Brasil. 12/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/09/10/actualidad/1536603104_581100.html> Acesso em 12/09/2018.

33 EL PAÍS. Dilma Rousseff: “El golpe ha alejado a Brasil de su rumbo” 02/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/09/02/america/1535916269_892259.html> Acesso em 12/09/2018.

34 EL PAÍS. La esperanza de que la televisión salve las elecciones caóticas de Brasil. 01/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/08/31/mundo_global/1535715439_041137.html> Acesso em 12/09/2018.

35 EL PAÍS. El fin del centro. 08/09/2018. Disponível em: < https://elpais.com/internacional/2018/09/08/america/1536440794_097189.html> Acesso em 12/09/2018.

36 TIMES OF INDIA. Brazil’s leading presidential candidate stabbed at rally. Publicado em: 07/09/2018. Acesso em: 13/09/2018. Disponível em: https://timesofindia.indiatimes.com/world/rest-of-world/brazils-leading-presidential-candidate-stabbed-at-rally/articleshow/65713681.cms.

37 EL COMERCIO. Brasil: Tribunal electoral veta candidatura presidencial de Lula da Silva, 31/08/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/brasil-tribunal-electoral-juzga-validez-candidatura-lula-da-silva-noticia-552559. Acesso em: 15/09/2018. EL COMERCIO. El intelectual que reemplazaría a Lula como candidato del Partido de los Trabajadores, 01/09/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/lula-intelectual-candidato-brasil-noticia-552889. Acesso em: 15/09/2018. EL COMERCIO. Brasil: Ultraderechista Bolsonaro refuerza su favoritismo en nuevo sondeo electoral, 12/09/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/brasil-ultraderechista-jair-bolsonaro-refuerza-favoritismo-nuevo-sondeo-electoral-noticia-nndc-556594. Acesso em: 15/09/2018. EL COMERCIO. ¿Quién es Fernando Haddad, el “heredero” de Lula que buscará la presidencia? 11/09/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/elecciones-brasil-fernando-haddad-heredero-lula-buscara-presidencia-noticia-556404. Acesso em: 15/09/2018. EL COMERCIO. ¿Cómo puede afectar a las elecciones de Brasil el ataque a Jair Bolsonaro? 07/09/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/brasil-afectar-elecciones-brasil-ataque-jair-bolsonaro-noticia-555046. Acesso em: 15/09/2018. EL COMERCIO. “Racista”, “homófobo” y defensor de la pena de muerte: Así es Jair Bolsonaro, 06/09/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/racista-homofobo-defensor-pena-muerte-jair-bolsonaro-favorito-ganar-brasil-noticia-554787. Acesso em: 15/09/2018. EL COMERCIO. Jair Bolsonaro tiene el hígado perforado y es sometido a cirugía, 06/09/2018. Disponível em: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/brasil-jair-bolsonaro-sometido-cirugia-acuchillado-mitin-noticia-554702. Acesso em: 15/09/2018. EL UNIVERSAL. Tiran a Lula Candidatura: partido impugnará, 01/09/2018. Disponível em: http://www.eluniversal.com.mx/mundo/tiran-lula-candidatura-partido-impugnara. Acesso em: 15/09/2018. EL UNIVERSAL. Lula da Silva Hedera a Haddad su Candidatura, 12/09/2018. Disponível em: http://www.eluniversal.com.mx/mundo/lula-da-silva-hereda-haddad-su-candidatura. Acesso em: 15/09/2018. EL UNIVERSAL. Fernando Haddad, el Plan B de Lula, 12/09/2018. Disponível em: http://www.eluniversal.com.mx/mundo/fernando-haddad-el-plan-b-de-lula. Acesso em: 15/09/2018. EL UNIVERSAL. Lula renuncia a candidatura; anuncia a su sustituto para elecciones em Brasil, 11/09/2018. Disponível em: http://www.eluniversal.com.mx/mundo/lula-renuncia-candidatura-anuncia-su-sustituto-para-elecciones-en-brasil. Acesso em: 15/09/2018. EL UNIVERSAL. Apuñalan a candidato brasileño Jair Bolsonaro, El Trump Tropical? 07/09/2018. Disponível em: http://www.eluniversal.com.mx/mundo/apunalan-candidato-brasileno-jair-bolsonaro-el-trump-tropical. Acesso em: 15/09/2018. EL UNIVERSAL. Atentan em Brasil contra candidato de ultraderecha, 07/09/2015. Disponível em: http://www.eluniversal.com.mx/mundo/atentan-en-brasil-contra-candidato-de-ultraderecha. Acesso em: 15/09/2018. LA REPÚBLICA. Justicia electoral de Brasil excluye a Lula de las elecciones, 01/09/2018. Disponível em: https://larepublica.pe/mundo/1309471-justicia-electoral-brasil-excluye-lula-elecciones. Acesso em: 15/09/2018. LA REPÚBLICA. Lula anuncia a Fernando Haddad como su sustituto, 12/09/2018. Disponível em: https://larepublica.pe/mundo/1316612-lula-anuncia-fernando-haddad-sustituto. Acesso em: 15/09/2018. LA REPÚBLICA. Candidato a elecciones en Brasil será operado tras apuñalamiento, 06/09/2018. Disponível em: https://larepublica.pe/mundo/1313088-brasil-jair-bolsonaro-sera-sometido-operacion-perforacion-higado-ataque-elecciones-minas-gerais. Acesso em: 15/09/2018. LA REPÚBLICA. Mayoría de jueces en Tribunal de Brasil rechazan candidatura de Lula da Silva, 31/08/2018, Disponível em: https://larepublica.pe/mundo/1309380-brasil-tribunal-superior-electoral-rechazo-candidatura-lula-da-silva-corrupcion. Acesso em: 15/09/2018. LA REPÚBLICA. El ataque a Bolsonaro remece a Brasil, pero ¿quién sale beneficiado? 08/09/2018. Disponível em: https://larepublica.pe/mundo/1314003-ataque-bolsonaro-remece-brasil-sale-beneficiado. Acesso em: 15/09/2018. LA REPÚBLICA. La justicia reitera que Lula debe ser sustituido como candidato hoy martes, 11/09/2018. Disponível em: https://larepublica.pe/mundo/1315892-justicia-reitera-lula-debe-sustituido-candidato-hoy-martes. Acesso em: 15/09/2018. MILENIO. Haddad, el que menos se parece a Lula da Silva, 12/09/2018. Disponível em: http://www.milenio.com/internacional/latinoamerica/haddad-el-que-menos-se-parece-a-lula-da-silva. Acesso em: 15/09/2018. MILENIO. Lula ‘tira la toalla’ y no buscará presidencia de Brasil, 11/09/2018. Disponível em: http://www.milenio.com/internacional/lula-tira-toalla-buscara-presidencia-brasil. Acesso em: 15/09/2018. MILENIO. Comicios en Brasil: el drama entre la cárcel y el hospital, 08/08/2018. Disponível em: http://www.milenio.com/internacional/latinoamerica/comicios-en-brasil-el-drama-entre-la-carcel-y-el-hospital. Acesso em: 15/09/2018. MILENIO. Corte Suprema de Brasil niega segundo recurso de Lula, 06/09/2018. Disponível em: http://www.milenio.com/internacional/latinoamerica/suprema-de-brasil-niega-segundo-recurso-de-lula. Acesso em: 15/09/2018. MILENIO. Apuñalan a candidato presidencial de Brasil, 06/09/2018. Disponível em: http://www.milenio.com/internacional/latinoamerica/apunalan-a-candidato-presidencial-de-brasil. Acesso em: 15/09/2018.

38 LA NACIÓN. Tras ataque a Bolsonaro, Policía Federal reforzará seguridad de candidatos. 09/09/2018. Disponível em: https://www.lanacion.com.py/mundo/2018/09/08/tras-ataque-a-bolsonaro-policia-federal-reforzara-seguridad-de-candidatos/. Acesso em: 12/09/2018.

39 LA NACIÓN. Hijos de Bolsonaro asumen protagonismo de campaña. 09/09/2018. Disponível em: https://www.lanacion.com.py/mundo_edicion_impresa/2018/09/09/hijos-de-bolsonaro-asumen-protagonismo-de-campana/. Acesso em: 12/09/2018.

40 LA NACIÓN. Brasil: Campaña surrealista y elecciones imprevisibles. 05/0

41 DIÁRIO DE NOTÍCIAS. “Lesão hepática grave.” Bolsonaro esfaqueado em ação de campanha. Publicado em 06/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/brasil-jair-bolsonaro-esfaqueado-em-acao-de-campanha-9811661.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Bolsonaro grava vídeo no hospital. “Nunca fiz mal a ninguém”. Publicado em 07/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/bolsonaro-grava-video-no-hospital-nunca-fiz-mal-a-ninguem-9813247.html

EXPRESSO. Jair Bolsonaro. Facada provocou uma lesão hepática grave. Publicado em 06/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-09-06-Jair-Bolsonaro.-Facada-provocou-uma-lesao-hepatica-grave#gs.njoZeek

EXPRESSO. Bolsonaro será submetido a nova cirugia de “grande porte”. Candidato à presidência do Brasil ainda “em estado grave”. Publicado em 10/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-09-10-Bolsonaro-sera-submetido-a-nova-cirugia-de-grande-porte.-Candidato-a-presidencia-do-Brasil-ainda-em-estado-grave#gs.fqSnlN4

EXPRESSO. Brasil. Bolsonaro operado outra vez. Publicado em 13/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-09-13-Brasil.-Bolsonaro-operado-outra-vez#gs.D9ye_Ww

42 DIÁRIO DE NOTÍCIAS. “Ataque a Bolsonaro expressa ambiente de crescente radicalização no Brasil”. Publicado em 07/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/ataque-a-bolsonaro-expressa-ambiente-de-crescente-radicalizacao-no-brasil-9815863.html. DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Efeito facada, revolta de mulheres e vice problemáticos preocupam equipa de Bolsonaro. Publicado em 15/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-set-2018/interior/efeito-facada-revolta-das-mulheres-e-vice-problematico-preocupam-equipa-de-bolsonaro-9846370.html. EXPRESSO. Ataque a Bolsonaro pode aprofundar “espiral de violência” e “discursos extremistas”. Publicado em 07/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2018-09-07-Ataque-a-Bolsonaro-pode-aprofundar-espiral-de-violencia-e-discursos-extremistas#gs.Jpw7AR4

43 DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Chegou a hora de Haddad, após veto de tribunal a Lula. Publicado em 02/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-set-2018/interior/chegou-a-hora-de-haddad-apos-veto-de-tribunal-a-lula-9789159.html?target=conteudo_fechado. EXPRESSO. Lula da Silva passa testemunho a Fernando Haddad esta terça-feira. Publicado em 11/09/2018. Acesso em 18/09/2018. Disponível em: https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-09-11-Lula-da-Silva-passa-testemunho-a-Fernando-Haddad-esta-terca-feira#gs.EbochT

44 RUSSIA TODAY. Court bans Brazil’s ex-president Lula, convicted of corruption, from running for office again. https://www.rt.com/newsline/437384-lula-brazil-election-court-ban/. Publicado em 1/09/2018. Acesso em 12/09/2018. RUSSIA TODAY. Brazil’s Lula to quit presidential race, announce replacement – report. https://www.rt.com/newsline/438128-lula-presidential-race-quits/. Publicado em 11/09/2018. Acesso em 12/09/2018.

45 RUSSIA TODAY. Brazil’s presidential front-runner Bolsonaro stabbed during campaign event (DISTURBING VIDEOS). https://www.rt.com/news/437819-leading-candidate-in-brazils-presidential/ . Publicado em 6/9/2018. Acesso em 12/9/2018.

46 EL PAÍS. Vetan la candidatura de Lula da Silva, 01/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/tribunal-superior-electoral-decide-mayoria-vetar-candidatura-lula.html. EL PAÍS. Ataque a Bolsonaro y veto a Lula elevan la incertidumbre sobre las elecciones en Brasil, 07/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/preso-internado-favoritos-sondeos-cara-presidenciales-brasil.html. EL PAÍS. Una puñalada cambia elección, 09/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/punalada-cambia-eleccion.html. EL PAÍS. Jair Bolsonaro capitaliza el atentado que por poco lo mata, 08/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/jair-bolsonaro-capitaliza-atentado-poco-mata.html. EL PAÍS. Lula se baja hoy o el PT queda fuera de la elección, 11/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/lula-baja-hoy-pt-queda-fuera-eleccion.html. EL PAÍS. Lula, en una carta desde la cárcel, pide el voto por el candidato del PT, Fernando Haddad, 11/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/lula-carta-carcel-pide-voto-candidato-pt-fernando-haddad.html. EL PAÍS. Lula se bajó y el PT pone todas sus fichas en Haddad, 12/09/2018. Acesso em: 12/09/2018. Disponível em: https://www.elpais.com.uy/mundo/lula-pt-pone-todas-fichas-haddad.html

47EL NACIONAL. Corte electoral de Brasil logra mayoría contra candidatura de Lula. Publicado em 31/08/2018. Acesso em 05/09/2018. Disponível em: http://www.el-nacional.com/noticias/bbc-mundo/corte-electoral-brasil-logra-mayoria-contra-candidatura-lula_250112.

48EL NACIONAL. Candidato apuñaleado tendrá ventaja en la disputa presidencial de Brasil. Publicado em 08/09/2018. Acesso em 13/09/2018. Disponível em: http://www.el-nacional.com/noticias/latinoamerica/candidato-apunaleado-tendra-ventaja-disputa-presidencial-brasil_251009.

49EL NACIONAL. ¿Podrá Haddad heredar votos de Lula y derrotar a Jair Bolsonaro. Publicado em 11/09/2018. Acesso em 13/09/2018. Disponível em: http://www.el-nacional.com/noticias/bbc-mundo/podra-haddad-heredar-votos-lula-derrotar-jair-bolsonaro_251352.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *